segunda-feira, 7 de abril de 2008

A bela menina

O meu último livro, por exemplo. A biografia A bela menina do cachorrinho acaba de chegar pela Ediouro às livrarias, fresquinho, e a história dele é engraçada. Eu e a Ana Karina, a biografada, tínhamos a mesma terapeuta. Ela queria escrever um livro da vida dela, e o que eu queria da vida era escrever livros. Deu no que deu. Como nossa terapeuta não é ortodoxa nem nada, tratou de nos apresentar e o trabalho começou, não sem antes nos esbarrarmos uma vez ou outra na sala de espera do consultório. Faz parte.
O trabalho com a Ana foi emocionante. Durante o tempo em que a entrevistei, chorei junto com ela algumas vezes. Não deu para segurar. Nos encontrávamos apenas uma vez por semana, que era a freqüência que ela agüentava quando se tratava de mexer no baú de lembranças que, geralmente, eram pesadas. Daí eu ficava lá, na casa dela, ouvindo por horas histórias tristes e outras que chegavam a ser engraçadas. Ana era uma viciada com humor, e as lembranças dela também têm um quê de ironia. Eu mal interrompia, para não atrapalhar o fluxo de memória. Você podem imaginar que a memória de uma ex-viciada não é lá das melhores.
No final das contas, depois de encontros periódicos que aconteceram por quase um ano, eu tinha em minhas mãos nada mais nada menos que 800 páginas de depoimento. Uma bíblia. Um desespero. Comecei a fichar os depoimentos por partes, anotando os principais acontecimentos de cada um. Com isso, pude organizar os capítulos, que ia lendo para ela (em voz alta) aos poucos. Depois de alguns acertos inicias, a coisa tomou ritmo durantes seis meses, e o resultado está aí. Simples assim (ou nem tanto).

3 comentários:

celia disse...

Historia emocionante, escrita com a suavidade que é sua característica. Parabéns e muito sucesso.
Beijos

Unknown disse...

Amei o livro achei muito interessante ,achei a Ana karina uma mulher guerreira a cada dia superando a luta contra as drogas , me emocionei com a historia dela ,gostei porque avisa muitos os jovens que droga não é bricadeira ,tenho 15 anos e agora sei como é a vida dificil de um drogado .
A historia da Ana karina é uma superação ,espero que ela continue se superando ainda mais .
uma otima historia AMEI .

Carla Mühlhaus disse...

Valeu, Tatah,

Você não imagina como é gratificante ler a sua mensagem. Que bom saber que seu caminho, tão iniciante, já é tão sabido. Toda a felicidade do mundo pra você!

bjs