terça-feira, 14 de outubro de 2008

O primeiro workshop a gente nunca esquece


Nesse sábado de sol e céu azulzinho que passou, dei o meu primeiro workshop. O título, muito metido, era O escritor e o mercado editorial e a idéia era mostrar um pouco do que é possível fazer nesse nicho tão esquisito, quer dizer, específico. Falei sobre a minha experiência com preparação, estabelecimento, criação e edição de texto, ghost e outras coisinhas mais como biografias e obras de auto-ajuda que chegam até você assim no susto, do nada. Também comentei a mão na roda que é emprestar algumas ferramentas da psicologia na coleta de depoimentos. Falamos de terapia narrativa e, claro, da bela menina. Fizemos exercícios, vimos trechos de filmes, concordamos sobre a importância de fazer contratos e se profissionalizar ao máximo nessa seara tão cheia de freelancers desprevenidos. Levei e distribuí uma pequena pilha de trabalhos meus. Saíram de lá cheios de papéis e, pelo que pude perceber depois, de idéias. Uma das alunas, a Beth, criou um blog lindo e profundo depois da minha insistência em fazê-los botar a boca no trombone. O resultado está em http://ninhodarouxinol.blogspot.com/
Os outros dois alunos (sim, eram só três, mas o que vocês queriam? Era a minha primeira vez!) já tinham blog e, descolados, pareceram interessados na coisa toda. Bom, ao menos foi a impressão que me deu. Ana, a outra aluna, tradutora e revisora (http://ideiaselivros.zip.net/ ), ficou de divulgar o curso. Daniel, jornalista recém-formado (http://www.dribas.blogspot.com/ ), me pediu uma entrevista. Então acho que a coisa deu certo, não, cambada? Assim espero. E tudo graças à paciência de Suzana Vargas, que me deu um segundo voto de confiança. Da primeira vez, tempos atrás, assim que a turma ficou enche-não-enche, amarelei. Dei pra trás. Saltei fora. Corri de medo. E tive a certeza de que ela nunca mais ia me procurar, é claro. Por sorte eu estava errada.
O curso, de mais de cinco horas (cinco horas e ainda sobrou assunto!) aconteceu no simpático espaço criado pela Suzana,o Estação das Letras, no Flamengo, que agora também tem uma ótima livraria, a Literárea. É aquele tipo de livraria que te poupa tempo porque tudo que pára em pé nas prateleiras vale a pena. A seleção, especializada em literatura e na lida do escritor, é coisa fina. Façam um visita e espiem também os vários outros cursos da casa, com professores bem mais experientes do que euzinha: http://www.estacaodasletras.com.br/.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Carla! Como ficou legal seu post sobre o curso! Aliás, o seu blog é muito legal, despojado do jeito que eu gosto (rsrs). Voltando ao curso, foi mesmo muito bom, aproveitei demais, saí cheia de idéias e já recomendei pra um monte de gente! Logo vou falar a respeito no Idéias e Livros também. Agora que achei o caminho da Casa do Moinho, vou aparecer sempre! Obrigada pelo curso, pela visita ao meu blog e pelo carinho. Bjs. Ana

Anônimo disse...

Ainda bem que esse blog existe e através dele fico sabendo de tudo...
Beijinhos,
Celia