segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Literal e liberal

Em priscas eras, quando eu terminava de escrever a minha dissertação de mestrado, pensei num capítulo voltado para o futuro da entrevista jornalística na Internet. Onde ela estaria? Primeiro imaginei que as coisas não mudariam tanto assim, na verdade quase nada, ficaríamos apenas com outro formato mas com o mesmo conteúdo. Por essa levei logo um pito da Heloisa Buarque, minha orientadora. Enquanto me fazia comer uma fatia de bolo (orientandos costumam ser pálidos e raquíticos), me disse que eu estava sendo reducionista. Que eu abrisse meus horizontes e mudasse de abordagem porque aquela era muito chata, coisa de gente com cabelos brancos. Antes que eu terminasse de mastigar o bolo e aquele sacode, deu o assunto por encerrado.
Então li outras coisas, pensei melhor, comi outras fatias de bolo e imaginei que, em algum momento, fosse possível escrever junto. Escrever, na rede, a incontáveis mãos. Escrever seria um processo em eterna edição, e uma entrevista seria uma conversa sem ponto final. Não existiria, então, nada mais democrático do que um texto. Um texto coletivo, colaborativo, interativo.
Pois bem. Menos de dez anos e dois fios brancos na franja depois, isso existe. E se chama Portal Literal. E de quem é a curadoria? Da Heloisa, é claro. A nova versão do Literal, o Portal Literal 2.0 (http://www.literal.com.br/ ), foi elaborada com software livre e utiliza o modelo de contribuições abertas da Wikipedia, oferecendo livre acesso e participação a todos os usuários cadastrados. O fluxo de colaborações passa por um sistema de ordenação por votos e critério de relevância. As mais votadas entram no site em destaque, e as não votadas ficam guardadas (e acessíveis) nos perfis dos seus autores. O Portal é, ao mesmo tempo, um Banco de Cultura e uma comunidade on line que produz e debate literatura, publica e cria coletivamente seu conteúdo. Um lugar sem hierarquias entre escritores, editores e leitores.
As minhas preces foram atendidas. Tenho menos vergonha do último capítulo da minha dissertação. Já me registrei no Portal. Falta só comer um bolo inteiro, pintar os fios brancos e mandar brasa (aqui aceito sugestões para uma expressão mais muderninha... sorry, crianças, são os cabelos brancos falando por mim).

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho que voltar ao Portal Literal... Tem tempo que eu não vou lá e ainda não conheci essa nova proposta. Como jornalista e escritora, é óbvio que ela me agrada e vou logo lá checar, ver como rola. Depois volto pra continuar a prosa, ok? Beijos.