segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Sonífera ilha



Estava de férias, meninos. Fui tentar curar o trauma da polissonografia nos mares de Búzios. Dormi bem por lá, aliás. Mesmo a cidade estando lotada e portanto brigando com a memória de Búzios da minha infância, quando a Rua das Pedras era simplesmente uma passagem calma e singela a caminho da Praia dos Ossos, pedindo apenas um chinelo e a cabeça leve (eu vi o Chez Michou nascer, crianças, mas não contem pra ninguém), tive a certeza de que Búzios é sempre Búzios. O clima mágico está no vento, no cheiro de maresia, no relógio que lá funciona diferente. Que se danem as boates da vida que levam até a Rua das Pedras mulheres maquiadas e usando saltos altos impensáveis. O balneário continua lindo e rindo de todo aquele fuzuê.

Agora a parte II: estava então relaxada, com areia nas ventas, quando fui buscar o resultado do meu exame, o do sono. E deixei lá, no balcão de atendimento, todos os resquícios de maresia que ainda acalentavam meus neurônios. Confesso que levei um certo choque. Durmo mal à beça, cambada! Logo eu que sempre fui tachada de dorminhoca e que tenho orgulho de conseguir acordar ao meio dia de vez em quando!

A julgar pelo exame, é surpreendente que eu esteja de pé. Em menos de três horas de sono tive oito despertares, o que torna a eficiência do sono muito baixa. Meu aproveitamento do descanso é de parcos 45%. Como se não bastasse, eu simplesmente não chego até a fase REM, pulando a última e mais importante etapa do sono. Sentença final do exame, escrita em letras garrafais: insônia. Ai que vontade de voltar pra Búzios.

Mas agora fico aqui matutando que deve ser por cabular a etapa REM que lembro tanto de sonhos, e várias vezes por noite, fato que, aliás, sempre considerei muito interessante. Tenho vários cadernos de anotações de sonhos e alguns me ajudam quando quero escrever minhas bobagens. Só não sabia o preço que pagava por isso. Vem aí então um dilema à la Oliver Sacks: melhoro a minha qualidade de vida e esqueço meu sonhos ou continuo um zumbi criativo?

Veremos. Boa noite pra vocês. Por aqui está difícil.

P.S. O meu marido ficou muito preocupado ao ver a perna cabeluda dele publicada aqui. Ficou com medo de vocês me acharem um travesti ou algo parecido. Fica aqui então o aviso. Não sou a Claudia Raia mas garanto que as minhas pernas são mais bonitas, meninos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas que pernas tem seu marido!!!
E que bom que você sonha, por isso ainda sobrevive apesar da insônia.
Mas agora ninguém me pega para fazer esse exame...
Bjs Celia