terça-feira, 17 de novembro de 2009

O sol do meio-dia




Que eu queria ser escritora antes de ser jornalista vocês já sabem, o que vocês não sabem é que antes disso o que eu queria mesmo era ser sapateadora. Fiz sapateado por oito anos e cheguei a ser sondada para integrar um grupo profissional, mas a faculdade e a precaução (ou covardia, dependendo do ponto de vista) falaram mais alto.

Continuei os meus step hills e pull backs por puro hobby até que a minha coluna deu pau e tive que parar por um bom tempo, tempo que com o tempo se tornou pra sempre. A causa da encrenca toda não foi o sapateado, obviamente, o culpado foi mesmo o sistema nervoso. Tive LER, doença típica de jornalistas, pianistas, caixas de banco e outros que insistem em pensar mais rápido do que suas mãos. Fiquei de castigo e tive que trocar as aulas de improvisação por sessões longas e cheias de torturas do RPG – hoje tenho certeza que quem inventou essa vertente da fisioterapia era sádico. E, claro, tenho certeza também que sou masoquista, porque cumpri o tratamento à risca por longos dois anos. A tendinite se foi e, como vocês já devem estar imaginando, nunca mais voltei. Nem ao RPG nem ao sapateado. Mas nunca perco as esperanças. Ainda acho que um dia volto. Ao sapateado, gente, não ao RPG.

No último domingo as minhas esperanças aumentaram. Enquanto eu ainda me debatia com a matéria infeliz da Isto É, resolvi caminhar pelo Leblon para espairecer. Eis que aparece então em cena Leonardo Sandoval, o carinha da foto e também autor do incrível clipe de som que pude gravar porque agora sou muito high tec mas não pude postar porque o blogger não é tão high tec assim. Estou tentando colocar em algum lugar da rede mas tudo isso é muito difícil pra mim, crianças.

Leonardo tem 21 anos, é integrante da Companhia de Sapateado Steven Harper (com quem já fiz aula), dá aula de sapateado no Pavão Pavãozinho e, nos finais de semana, coloca um pequeno tablado na calçada em frente ao Rio Design Leblon e solta o verbo das suas chapinhas Capezio.

Coisa fina. Debaixo de um sol a pino, estava lá um tap da melhor qualidade, com todos os sincopados a que se tem direito. Fã de Jason Samuels, Chloe Arnold e The Nicolas Brother, Leonardo me garantiu que sapatear é como andar de bicicleta. “Você nunca esquece como se faz um shufle”, disse. Trocamos telefones. Ele disse que quando arrumasse um espaço para dar aulas entraria em contato comigo. Ânimo. O domingo ficou muito melhor.

p.s I Para quem não pescou, o título desse post é uma homenagem ao filme O sol da meia noite, com Sammy Davis Jr, que infelizmente já deixou saudades.

p.s. II Acabei de colocar o clipe no som no 4shared. Você pode baixar aqui É rápido e o som vale a pena!

Um comentário:

Anônimo disse...

Carla querida, você é gênio...Estava justamente pensando se o Leonardo deixaria gravar para colocar na internet ( logo eu ...)quando entro aqui e me deparo com ele. Seu sobrinho precisa ver isto.
Essa semana vou falar de você para o "sapateador do Leblon", que tantas alegrias dá, principalmente ao Rafael!Bjs
Celia