sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Até que o enter nos separe


Terça feira à noite, barzinho em Botafogo, lançamento do site Enter rolando, amigos do marido e povo do HQ chegando, chopinho na mão. Caminho até a meia muvuca para procurar Heloisa, a anfitriã da noite e quem me convidara para o evento. Abraço apertado como sempre, festa, sorrisos. Até que pergunto se ela recebeu meu email, coisas de trabalho. E ouço que não, ela não abriu o email porque seu filho, Pedro, andava sequestrado. O chope deu meia trava. Vontade de arrotar um imenso e gordo COMO ASSIM?
Aquele já era um momento de alívio. Os bandidos já haviam sido presos, Pedro já estava em casa, a imprensa começava a noticiar o fato. Depois de todo o sofrimento, era mesmo de se comemorar, se é que faz bem pra saúde entender comemoração assim, como euforia por não ter virado mais um número de estatística. No entanto não consegui parar de pensar naquele contraste. O telão ali do site rolando, as pessoas conversando animadas, a vida seguindo. E saber que algumas horas antes o filho da idealizadora do site que reúne alguns dos artistas mais interessantes do páreo hoje como Fábio Moon e Gabriel Bá, Fábio Lyra, Omar Salomão e Cecília Giannetti (esses dois últimos também curadores do projeto que Heloisa batizou de soft book) estava amarrado, amordaçado e sendo ameaçado de morte.
Valha-me.
Nos resta o alimento da alma. Enter vale o clique e explica que escritores blogueiros são, na opinião dos estudiosos do assunto, escribicionists: autores que experimentam a escrita num espaço abertamente público e tiram daí efeitos propriamente literários, criando uma dicção crítica e ácida, fruto de uma óbvia auto-ironia.
Se sou uma escribicionist não sei, mas que esse blog me levanta um cadinho o humor negro, levanta. Mas também aprendi com o site que o enter tem outro valor: o de mudar de assunto, de partir para outra, de abrir outro parágrafo. É o enter que leva o usuário a uma nova lógica / linguagem / espaço. Então a gente pensa que entre lançamentos e seqüestros ainda vale a pena rebolar, e sai rebolando. Até o próximo enter.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mandei e-mail para a pessoa errada para saber das coisas que estavam acontecendo com Heloísa e cia.rsrsrs
Deve ter sido estranho comemorar 2 acontecimentos tão diferentes ao mesmo tempo. Ainda bem que o final foi feliz em ambos.
Bjs
Celia