segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Tema da redação: a volta das férias (vale nota)

Acabou-se o que era doce. Depois da romaria hospitalar que virou o meu final de ano, tirei uns dias para checar o mar de Búzios, que não sou de ferro nem nada. Dei dois mergulhos, tirei o mofo, revi a rua das Pedras e lavei a alma. I’m back, cambada. E pronta, assim espero, para um ano de muito trabalho. São, na verdade, seis livros e um roteiro à vista. Dos livros, três são encomendas já razoavelmente fechadas e os outros ainda são projetos, um deles em captação. Não é bastante? Pois é. Na viagem de volta para o Rio, viemos ouvindo Leonard Cohen, que adoro. Uma das suas letras diz “When they said prepare / prepare / I wondered what they meant.” É isso. O que é se preparar, afinal? Qual a fórmula? Como saber quando estamos prontos para a paulada? Ó vida.
A verdade é que ando crente de certezas, umazinha ou duas, gente, algum horizonte por favor. Mas a vida, especialmente a de um freela, é como a Índia de Paul Theroux. Em The Elephanta Suite, que li agora nas férias, o autor esmigalha todas as crenças numa Índia espiritualizada, elevada, humanizada. São três histórias e três solavancos. Daí você levanta da posição de lótus, cambaleia e sente o cheiro gelado do ceticismo. A Índia de Theroux, ele mesmo um viajante experiente, é um país de contradições, onde "as pessoas são muito pobres para cumprir as leis", onde alguns gurus tiram proveito da credulidade alheia, a prostituição não é apenas questão de sobrevivência e crianças abastadas crescem sem a menor idéia de que existem pobres no seu país. No meio disso tudo, é claro, reina o mau cheiro, a fumaça, o barulho e as buzinas dos riquixás.
Não vou dizer que não esperava nada disso, mas todo mortal que pratica yoga torce, lá no fundo, para que o cenário hindi não seja assim tão desanimador. Não é toa que acabei esse livro e comecei outro de um indiano, esse ganhador do Man Booker Prize, o Aravind Adiga. Mas The White Tiger também não me parece nada alentador. Deve mandar o Ganesha para as cucuias. Ai, crianças, é tão duro. Experimentem sentar de pernas cruzadas, fechar os olhos e respirar fundo, quem sabe assim vocês não crescem tão rápido.
Namastê, anyway. Bom 2009 pra vocês também.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tem nota maior que 10? No meu tempo era 100.
Então , nota 10, nota 10!
Beijos
Celia