sábado, 15 de maio de 2010

Pronto, falei



Agora que já saiu na imprensa posso falar. Momento histórico, meninos. Um dos livros que venho escrevendo (está na reta final) é sobre o estilo de vida carioca inspirado em Ipanema. Entenda-se por estilo de vida aqui a maneira de ver o mundo, de lidar com o corpo, de cuidar da saúde, de não julgar demais as atitudes alheias. Isso é Ipanema: alma livre, pegadas sensatas, corpo enxuto.

Quem assina é Oskar Metsavaht, da Osklen, com quem tive o prazer de conviver por um tempinho no ano passado. Sim, vocês seis aí já sacaram: é ele o gentleman de Ipanema. No seu apartamento, com uma vista alucinante do Arpoador, conversamos de tudo um pouco, de A a Z, até eu me dar conta de que a cabeça criativa do Oskar é como a internet: as idéias começam aqui, depois dão um pulo lá na frente, cambam para a direita, dão meia volta, derrapam e pronto, eis mais um insight. Puro hipertexto. Confesso que muitas vezes me perguntei de onde, no meio daquela barafunda viajante que eu reconhecia rindo sozinha ao ler os depoimentos, eu poderia tirar algo coerente o suficiente para ser chamado de livro.

Mas não é que deu? Oskar também sabe seguir a onda: deixou Ipanema falar lá da janela e mostrou o caminho desse estilo de vida que anda cativando gente do mundo inteiro. A idéia do projeto, aliás, veio de um produtor americano, sedento pelo nosso colorido e pela possibilidade de vender o livro em Miami, endereço da mais nova loja da Osklen. Tem tudo a ver.

Quanto estive em Miami há exatamente dez anos, deixei nas minhas pegadas de all star todos os preconceitos batidos de mestranda neo-hippie da UFRJ que até então carregava na mochila. O queixo balançou, caiu discretamente e, garanto, adorei Miami. Claro que ela pede um cartão de crédito à altura, mas no meio de um transe entre uma Victoria’s Secret e uma Abercrombie dá para fugir dos shoppings e passear sentindo a maresia em South Miami, encher os olhos com a arquitetura de Philippe Starck no Hotel Delano ou com os jardins deslumbrantes da Mansão Viscaya, em Coconut Grove. Entre um programa e outro, uma enorme e deliciosa Ceasar Salad, daquelas que nem o Outback faz igual.

Enquanto o livro não é lançado, fico sonhando com um retorno a Miami. Só não sei se vai dar para comprar alguma roupitcha na Osklen. Lembrem-se, crianças, sou uma escritora freelancer. E ainda não encontrei o meu Harry Potter. Raios.

Um comentário:

Anônimo disse...

Diga a data que estou nessa !!! Só quero passear , passear, matar as saudades. Juro que fico quetinha na minha. Bjs